Grupo Maranhense de Aquarismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética do Acará disco - A Mutação Snow White

Ir para baixo

Genética do Acará disco - A Mutação Snow White Empty Genética do Acará disco - A Mutação Snow White

Mensagem por Admin Sex maio 01, 2015 3:45 am

Genética do Acará disco - A Mutação Snow White

Em 1995 um criador de Penang chamado Robert Chin adquiriu 10 discos selvagens marrons, dos quais obteve três casais. As crias que um dos casais produziu eram diferentes, com o corpo todo transparente. Quando se tornaram adultos, ficaram brancos puros, inclusive os olhos. Eles ficaram conhecidos como Snow White ( Branco Neve ).

Em 1999 eles foram exibidos pela primeira vez, muitos pensaram que foram selecionados a partir de Ghost e Golden, mal sabiam que vieram de selvagens puros.

A mutação Snow White é geneticamente uma mutação autossômica dominante incompleta. Enquanto que, tanto a mutação Golden, quanto a Ghost são recessivas.

São confundidos muitas vezes com discus albinos devido a sua coloração corporam branca, porém, isto está muito distante da realidade. Os Snow puros tem os olhos negros, enquanto o dos albinos é vermelho. Além do mais, o albinismo é uma mutaçao recessiva.

Uma mutação dominante incompleta afeta de maneira total se o indivíduo é puro ( homozigótico ) e de maneira parcial se o indivíduo é híbrido ( Heterozigótico ).

É chamado Fator Duplo, os indivíduos que tem a mutação nos dois alelos e Fator Simples para aqueles em que a mutação só é presente em um dos alelos.

Portanto, podemos encontrar dois tipos de Snow White, os que tem a mutação nos dois alelos ( puros ), chamados de Snow e os que a tem em apenas um alelo são chamados de White. Esta mutação atua eliminando a melanina corporal ( mas não dos olhos ), eliminando o estriado, eliminando a cor de fundo e a cor vermelha dos olhos.

Em um disco Snow puro, veríamos o corpo branco, as barbatanas transparentes e os olhos brancos.

Se a mutação for em apenas um alelo ( Fator Simples ) ela apenas atua de maneira incompleta, elimina a melanina marrom do corpo ( mas não a negra ), limita a distribuição dos guanóforos a barbatanas e cabeça de forma leve e limita a distribuição de lipóforos á parte de baixo do corpo. Os olhos ficam ligeiramente coloridos.

Um disco White seria branco " sujo ", com alguma cor ( vermelha, amarela ) no corpo, os olhos seriam brancos mas com alguma cor, as barbatanas e a cabeça teriam uma coloração azul.

Geneticamente, vamos representar a mutação com a sigla S.

SS seria um Snow puro - Dominante
Sn seria um White - um alelo S e outro normal n
Se cruzarmos um Snow puro ( SS ) com outra variedade ( nn ), seus filhotes seriam White ( Sn )

Por exemplo:
Cruzamos um macho Red com um femea Snow pura.
Sería nn X SS.

Em f1 teríamos 100% Sn, neste peixes, a melanina marrom iria ser reduzida, o olho seria branco rosado e apresentariam um pouco de vermelho no corpo. Seria algo como um Red White mas com muito pouco vermelho pelo corpo.

Se cruzarmos as crias F1 entre si ( Sn x Sn ), teríamos em F2:
25% de SS, Snow puros.
50% de Sn, White
25% de nn, estes seriam normais sem a mutação e portanto semelhante ao Red do primeiro cruzamento.

Todos estes teriam a cor vermelha mas forte, sendo, portanto, Red White.

Para diferenciar um White de um Snow devemos nos fixar na cor da cabeça, nos White ela é branca " suja ", um pouco cinza, enquanto que no Snow White é branca pura.

As cores de fundo e cobertura podem ser melhoradas com cruzamentos sucessivos com outras linhagens, atualmente já existem o Snow Super Red e Snow Leopard Snake, somente citando alguns exemplos.

Admin
Admin

Mensagens : 38
Data de inscrição : 30/04/2015
Localização : Estreito MA

https://aquamaranhense.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos